Notícias

Notícia

20 verdades difíceis de aceitar, mas que pessoas de sucesso já conhecem

A primeira verdade difícil: “Você vai falhar. Ninguém vai ligar. E isso é uma coisa boa”. Confira o resto da lista!

O site americano Inc. ouviu diversas pessoas de sucesso – e percebeu que, ainda que todas sejam diferentes entre si, compartilham algumas crenças.

Todos possuem momentos de dúvida. Mas, se você quer pensar como uma pessoa de sucesso, é bom começar a acreditar nas verdades difíceis elencadas abaixo. A primeira delas: “Você vai falhar. Ninguém vai ligar. E isso é uma coisa boa”.

Confira outras verdades difíceis de aceitar, mas que pessoas de sucesso já conhecem:

1. Ninguém se importa quando você falha
Você irá falhar. Mas, na maioria das vezes, ninguém vai perceber. Se as pessoas perceberem, mais cedo ou mais tarde vão esquecer. Encare essa verdade difícil como uma oportunidade de tentar, falhar, aprender e tentar novamente. Quantas vezes forem necessárias!

2. Você escolhe a sua família
“Família” é um substantivo, mas poderia ser um verbo. Se você teve a sorte de ter familiares que te apoiam, isso é ótimo! Mas, se não tem parentes do tipo, encontre outras pessoas que lhe façam bem e construa uma nova família.

3. Os juros compostos trabalham para o bem e para o mal
Muito e pouco dinheiro, hábitos bons ou ruins: as coisas se multiplicam mais rápido do que você imagina. Ande no caminho correto, adquira tração e acumule bons resultados.

4. As pessoas se lembram das emoções que você provocou nelas
Trate os outros com gentileza. As pessoas podem até não lembrar do seu nome ou de mais detalhes sobre sua vida pessoal e profissional. Mas se lembrarão de como você as tratou.

5. Todo mundo tem medo
Aqueles sentimentos que te prendem, como medo, inércia e complacência? Bilhões de pessoas sentem o mesmo. Não sinta vergonha de ter medo de algo – só não deixe que esse sentimento o impeça de agir.

6. 20% do seu esforço produzem 80% dos resultados
O Diagrama de Pareto pode ser aplicado a diversas situações cotidianas, como é o caso da sua produtividade. Aprenda onde focar 20% dos seus esforços para ter a maior geração possível de resultados. E aproveite os outros 80% de esforço livres.

7. A maioria das pessoas desiste pouco antes de obter o sucesso
O autor Seth Godin dá uma dica: entende se as dificuldades que você vê pela frente são um obstáculo temporário ou um beco sem saída. Não fique para sempre em um projeto, mas avalie se não é o caso de permanecer mais um pouco para entender quais são suas chances de sucesso ou de fracasso.

8. Você conhecerá muitas pessoas
Segundo o Inc., você conhecerá entre 10 mil e 20 mil pessoas durante sua vida. Apenas em interações breves, serão cerca de 1 milhão de pessoas. Então, fique tranquilo: a pessoa que você procura está em algum lugar.

9. Matemática importa
A maioria das pessoas é boa em matemática, mas não sabe disso ainda. O melhor caminho para o sucesso em qualquer segmento é conhecer e medir seus passos, para que você saiba as estratégias que dão certo ou não. É hora de calcular!

10. Corações partidos fazem parte da vida
Ter seu coração partido significa que você foi corajoso ao tomar um risco com sua propriedade mais valiosa: suas emoções. Também é um sinal de que você poderá alcançar o amor da próxima vez – volte a ler as verdades de números 4 e 7.

11. O longo prazo é mais importante
Sucesso e glória podem ser passageiros. As pessoas mais bem-sucedidas conquistaram uma longa trajetória porque têm dimensão dessa difícil verdade. Não tome decisões para o longo prazo usando apenas critérios de curto prazo, como uma congratulação momentânea.

12. O tempo é relativo
Quanto mais anos você acumula, mais rápido o tempo parece passar: afinal, cada momento representa uma porcentagem menor do seu total de anos vividos e maior dos seus anos restantes.

13. Desistir pode trazer-lhe felicidade
Parece uma verdade difícil e oposta à de número 7. Mas é importante saber que é a hora de desistir de um beco sem saída. As pessoas de sucesso sabem quando é a hora de admitir um erro e seguir em frente. Pessoas que não alcançam o sucesso ficam revisitando suas falhas antigas.

14. Às vezes, tenha o direito de fazer nada
Separe um tempo para fazer nada, mas intencionalmente. Não há nada de errado em tirar um intervalo para entender o que sucesso significa para você e pensar no que você precisa fazer para alcançá-lo.

15. Seu coração geralmente tem a resposta
Pode ser por um motivo mais esotérico ou porque estamos sempre avaliando situações em nosso subconsciente. Mas, quando você atinge o sucesso, parece que parte do caminho estava dentro de você o tempo todo.

16. O hoje é o amanhã de ontem
Não há tempo para arrependimentos sobre o que aconteceu antes ou acontece agora. Só há tempo para prevenir o arrependimento de amanhã.

17. Primeiras impressões importam
Uma grande verdade difícil é que você nunca terá uma segunda chance de fazer uma primeira impressão. Invista bastante na primeira imagem que você passa ao mundo – mas, se tudo der errado, lembre-se da verdade de número 1.

18. Sua educação e sua experiência são completamente suas
Tente coisas diferentes, em áreas diversas. Um dia você irá se lembrar de experiências que pareciam ser fora de trajetória, mas que lhe deram lições úteis.

19. A sorte favorece as mentes preparadas
Toda pessoa de sucesso pode elencar um momento de sorte que teve ao longo de sua vida. Você não pode contar com a sorte, mas esteja pronto para aceitá-la e se beneficiar dela quando a chance surgir.

20. Questione as razões dos outros
Discorda de alguma verdade, como as que apresentamos? Pois saiba que questionar faz você se tornar uma pessoa mais completa!